Saúde mental e um assunto cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda mais após esse período de pandemia. Pensando nisso, é importante esclarecer que é possível solicitar atendimento psicológico pelo SUS e também pelos planos de saúde.
Para solicitar atendimento psicológico pelo SUS, o primeiro passo é a documentação. É necessário ter em mãos o cartão SUS, um documento de identidade com foto (RG, CNH) CPF e comprovante de endereço. Na unidade de saúde da sua localidade faça o pedido e aguarde a realização de triagem. Por fim, o paciente será encaminhado a um psicólogo gratuito através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Nos planos de saúde a solicitação pode ser feita a qualquer momento, basta que o profissional seja credenciado pela operadora. Importante mencionar que os panos de saúde traziam uma limitação no número de sessões por ano, porém, com advento da Resolução nº 541/2022 que entrou em vigor no dia 01 de agosto de 2022, a ANS aprovou o fim de limitações do número de consultas por ano.
O tratamento psicológico tem cobertura obrigatória pelos planos de saúde, portanto, caso não haja profissional credenciado, o beneficiário pedir reembolso das sessões que teve que pagar, a depender de cada caso. RN nº 428/2017.
Tanto o SUS como os planos de saúde devem conceder o tratamento psicológico, e, caso haja negativa por qualquer um deles, é possível fazer o pedido via judicial.